25/09/2018 _2 Dicas infalíveis para transformar seu consumidor em cliente VIP
2 Dicas infalíveis para transformar seu consumidor em cliente VIP


No dia a dia acabamos utilizando as palavras cliente e consumidor como sinônimos, mas na verdade elas não são. Você sabe qual é a diferença? 
O cliente é aquele comprador que valoriza o atendimento e a confiança baseada em boas experiências, normalmente não se importando em pagar um pouco mais caro pelo produto ou serviço, mas, em troca exige bom atendimento e qualidade.
Já o consumidor é:
aquela pessoa que está em busca de preço baixo e rapidez na negociação e, não vai levar em conta o seu bom atendimento se seu concorrente vender o mesmo produto por uns míseros centavos a menos.


E COMO TRANSFORMAR UM EM OUTRO?
Bom, agora você já sabe que com o cliente já existem vínculos, então temos que desenvolver atividades para fidelizar o consumidor. Graças aos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, manter-se permanentemente próximo de seu consumidor ficou muito mais fácil. 
Por exemplo: usar as redes sociais para desenvolver uma inteligência coletiva, que nada mais é que despertar nos seus consumidores aquela vontade de ter aquilo que outras pessoas da rede já têm, ou seja, a sua marca, produto ou serviço. É exatamente isto o que fazem algumas blogueiras formadoras de opinião. Para isso, você terá que disponibilizar conteúdos de interesse de seu target: 


#1 CRIE RELACIONAMENTO NO MUNDO VIRTUAL
O primeiro passo é criar páginas do seu negócio nas principais redes sociais e um blog no seu site. Quanto aos conteúdos, eles devem ser desenvolvidos com base em estudos, pesquisas e principalmente devem seguir um planejamento. Transforme sua marca (produto ou serviço) em uma história real, conte como tudo começou. Você deve fazer isso uma maneira lúdica, e aos poucos. Desperte a curiosidade nos seus consumidores para saber mais e mais da sua marca. 
Porém, não faça dos seus conteúdos uma novela, com um capítulo por dia. Seja parcimonioso, faça publicações semanais, quinzenais ou mensais para não cansar o objetivo das suas publicações. A cada inserção envie um e-mail marketing informando que o conteúdo já está disponível. 


#2 PENSE EM PLANEJAMENTO E UTILIZE A LINGUAGEM CERTA
Mantenha seus pés no chão. Com certeza você não vai converter todos seus consumidores em clientes, mas, com um trabalho bem feito, com certeza vai aumentar bastante sua base de clientes. Também é importante montar um plano de postagens nas redes sociais. Eles devem ser adequados ao público a que são dirigidos, por exemplo: nunca usar termos rebuscados se o seu consumidor é da classe média baixa.


DEIXE UMA BOA MARCA DIGITAL
Existe uma frase publicada num artigo do SEBRAE, sobre fidelização que diz o seguinte:
“Cultura participativa potencializa o acesso ao consumidor via redes sociais.”
Esta frase dá uma excelente orientação de como devem ser desenvolvidos os conteúdos para começar a criar vínculos com seus consumidores. Seus conteúdos devem contribuir para criar ou disseminar uma nova cultura:

  • a valorização de um bom atendimento
  • de tradição de qualidade
  • de respeito ao consumidor e de preços justos
  • relacionamento pós-venda. 

Nossa intenção com este artigo não é ensinar a usar as redes sociais para fidelizar consumidores, mas, disponibilizar algumas informações importantes sobre o tema, se ficou com alguma dúvida não existe em nos informar pelos comentários, teremos muita satisfação em tentar te ajudar.
Entre em contato pelo email completa@vouk.com.br.



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