DESCUBRA A CHAVE PARA O SUCESSO DA SUA CAMPANHA
19.04.2021 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura
Pode ter certeza que uma das etapas mais importantes de uma campanha é o planejamento. A resposta parece simples, mas com um bom planejamento você pode alcançar resultados incríveis. Quer saber como? Continue lendo este post e entenda!
Comece do começo
O planejamento começa assim que a demanda é identificada. Se você quer fazer uma campanha, antes de começar os investimentos em materiais de divulgação, anúncios, etc., você deve planejar.
O primeiro passo é entender qual a situação da empresa: qual o valor de investimento disponível, qual faturamento e lucro pretendido, qual o comportamento do mercado, entre outros. Basicamente, fazer um diagnóstico completo de fatores, internos e externos, que podem interferir na campanha.
Depois, defina os objetivos e metas da campanha. O objetivo pode ser um lançamento, aumentar o volume de vendas, uma promoção sazonal ou até o reposicionamento da sua marca. E as metas são objetivos específicos, mensuráveis e alcançáveis no período de ativação da campanha.
Pesquise, avalie e defina quem é o público-alvo da campanha a ser desenvolvida. Quando é uma campanha mais simples, destinada aos clientes de sempre, fica mais fácil. Agora, se a campanha busca atingir mais pessoas ou até um novo público, fazer a pesquisa e análise de público-alvo é indispensável.
Execução
Tendo todas as informações da empresa, do mercado, do público e os objetivos da campanha em mãos, podemos começar a execução. Mas não vai se animando, o planejamento continua acontecendo.
Na execução precisamos pensar no plano de ação. Como a campanha vai funcionar? Quanto vai custar? Quem será responsável por cada etapa? Para responder essas perguntas, a ferramenta 5W2H pode ajudar:
What: o que será feito? – o escopo da campanha.
Why: por que será feito? – o objetivo da campanha.
Who: quem fará? – divida as responsabilidades e delegue as tarefas.
Where: onde será feito? – deixe claro em que locais as pessoas se reunirão para tratar e realizar cada etapa da campanha. Pode haver diversas empresas envolvidas.
When: quando será feito? – defina o cronograma da campanha, dividido em etapas.
How: como será feito? – esclareça que metodologias e tecnologias serão usadas, assim como softwares de apoio e critérios de tomada de decisão.
How much: quanto vai custar? – defina o orçamento da campanha.
Nesta etapa, podemos iniciar o desenvolvimento do conceito da campanha, envolvendo tom de voz e identidade visual. É importante se ater às informações levantadas até agora para garantir que estaremos nos comunicando com as pessoas certas e, claro, de acordo com os nossos objetivos.
Além disso, é necessário pensar na campanha como se ela estivesse de fato pronta. Uma dica legal é se colocar na posição do consumidor, avaliar cada ponto de ativação individualmente e garantir que está cumprindo todos os pontos do planejamento.
IMPORTANTE: antes de rodar a campanha, faça um teste. Existem pesquisas próprias para avaliar o desempenho de uma campanha e como o público irá reagir a ela. Com os resultados, é possível fazer todos os ajustes necessários e garantir uma campanha de sucesso.
Nesse texto, abordamos de forma muito resumida e simplificada como funciona o planejamento de uma campanha, mas esperamos ter te ajudado a ter uma visão menos assustadora de um planejamento de campanha. E se quiser saber mais, é só entrar em contato pelo whats (47) 3028-8445.
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