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DESCUBRA A CHAVE PARA O SUCESSO DA SUA CAMPANHA

Planejamento

19.04.2021 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

Autor - Caio
DESCUBRA A CHAVE PARA O SUCESSO DA SUA CAMPANHA

Pode ter certeza que uma das etapas mais importantes de uma campanha é o planejamento. A resposta parece simples, mas com um bom planejamento você pode alcançar resultados incríveis. Quer saber como? Continue lendo este post e entenda!

Comece do começo

O planejamento começa assim que a demanda é identificada. Se você quer fazer uma campanha, antes de começar os investimentos em materiais de divulgação, anúncios, etc., você deve planejar.

O primeiro passo é entender qual a situação da empresa: qual o valor de investimento disponível, qual faturamento e lucro pretendido, qual o comportamento do mercado, entre outros. Basicamente, fazer um diagnóstico completo de fatores, internos e externos, que podem interferir na campanha.

Depois, defina os objetivos e metas da campanha. O objetivo pode ser um lançamento, aumentar o volume de vendas, uma promoção sazonal ou até o reposicionamento da sua marca. E as metas são objetivos específicos, mensuráveis e alcançáveis no período de ativação da campanha.

Pesquise, avalie e defina quem é o público-alvo da campanha a ser desenvolvida. Quando é uma campanha mais simples, destinada aos clientes de sempre, fica mais fácil. Agora, se a campanha busca atingir mais pessoas ou até um novo público, fazer a pesquisa e análise de público-alvo é indispensável.

Execução

Tendo todas as informações da empresa, do mercado, do público e os objetivos da campanha em mãos, podemos começar a execução. Mas não vai se animando, o planejamento continua acontecendo.

Na execução precisamos pensar no plano de ação. Como a campanha vai funcionar? Quanto vai custar? Quem será responsável por cada etapa? Para responder essas perguntas, a ferramenta 5W2H pode ajudar: 

What: o que será feito? – o escopo da campanha.

Why: por que será feito? – o objetivo da campanha.

Who: quem fará? – divida as responsabilidades e delegue as tarefas.

Where: onde será feito? – deixe claro em que locais as pessoas se reunirão para tratar e realizar cada etapa da campanha. Pode haver diversas empresas envolvidas.

When: quando será feito? – defina o cronograma da campanha, dividido em etapas.

How: como será feito? – esclareça que metodologias e tecnologias serão usadas, assim como softwares de apoio e critérios de tomada de decisão.

How much: quanto vai custar? –  defina o orçamento da campanha.

Nesta etapa, podemos iniciar o desenvolvimento do conceito da campanha, envolvendo tom de voz e identidade visual. É importante se ater às informações levantadas até agora para garantir que estaremos nos comunicando com as pessoas certas e, claro, de acordo com os nossos objetivos.

Além disso, é necessário pensar na campanha como se ela estivesse de fato pronta. Uma dica legal é se colocar na posição do consumidor, avaliar cada ponto de ativação individualmente e garantir que está cumprindo todos os pontos do planejamento.

IMPORTANTE: antes de rodar a campanha, faça um teste. Existem pesquisas próprias para avaliar o desempenho de uma campanha e como o público irá reagir a ela. Com os resultados, é possível fazer todos os ajustes necessários e garantir uma campanha de sucesso.

Nesse texto, abordamos de forma muito resumida e simplificada como funciona o planejamento de uma campanha, mas esperamos ter te ajudado a ter uma visão menos assustadora de um planejamento de campanha. E se quiser saber mais, é só entrar em contato pelo whats (47) 3028-8445.

Para ficar por dentro do que acontece no mundo da comunicação, fique ligado aqui nosso blog. Estamos sempre trazendo conteúdo novo!

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