Ecodesign: como a indústria está fazendo a sua parte?
15.08.2019 - 08:00:00 | 2 minutos de leitura
Uma pesquisa da Nielsen identificou que cerca de 42% dos brasileiros está mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. Os dados refletem a preocupação gradativa que as pessoas têm tido com o meio ambiente, principalmente em relação aos produtos que consomem. Muito em breve, considerar produtos e embalagens sustentáveis não será um diferencial, mas uma exigência a ser cumprida.
A indústria embarcou nesta tendência e está revendo suas embalagens baseadas no conceito de ecodesign, pautado nos princípios 3 Rs: reutilização, reciclagem e redução. Confira o que as grandes marcas estão fazendo para se enquadrar a esta nova realidade.
Pepsico
A multinacional, em breve, venderá água potável em latinhas de alumínio no lugar das garrafinhas de plástico.
P&G
A poderosa do setor de higiene anunciou que vem desenvolvendo tecnologia para extrair materiais de fraldas usadas para reciclagem. (A fralda leva 600 anos para se decompor!).
NATURA
Considerada como uma das empresas no Brasil que mais atua no conceito de ecodesign, a Natura utiliza embalagens recicláveis e refis de produtos que chegam a consumir até 50% menos matéria-prima. A linha de sabonetes e shampoos, Natura Sou, utiliza pelo menos 70% menos plástico em relação a embalagens tradicionais. Uma grande conquista, não?
STARBUCKS, ACCORHOTELS, OMO E MCDONALD’S
Redes, hotéis e indústria vêm se esforçando para diminuir o uso de plástico em sua cadeia de produção e fornecimento. Os canudos devem ser apenas o começo desta mudança sistemática.
TETRAPAK
Uma das maiores fornecedoras de embalagens para a indústria, lançou uma iniciativa para desenvolver canudos de papel recicláveis.
COCA-COLA
A gigante dos refrigerantes instituiu um programa de inovação para captar soluções de sustentabilidade junto a pesquisadores, estudantes e startups. Também colocou no mercado uma garrafa retornável universal, uma embalagem em um formato único que funciona para várias de suas bebidas, sendo mais fácil de ser separada e reciclada.
E sua empresa, o que está fazendo para utilizar embalagens de forma mais consciente?