O DIA DOS PAIS E A PROPAGANDA
09.08.2022 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura
Dia dos Pais está chegando, com campanhas criadas e tudo pronto para celebrar este grande dia. E decidimos relembrar um pouco do caminho que a data dos nossos heróis percorreu junto com a propaganda. Confira!
Origem do Dia dos Pais
A data surgiu do desejo de Sonora Louise Smart Dood, em 1909, de homenagear seu pai, um agricultor e ex-combatente da Guerra Civil Americana.
Em 1910, com a ajuda de um grupo de jovens cristão, conseguiu oficializar a data através de uma petição. O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de julho de 1910, alguns dias após o aniversário do pai de Sonora.
Ao longo dos anos, a celebração foi se espalhando por todo o território estadunidense e se tornando parte da cultura. Em 1972, o Dia dos Pais passou a ser um feriado nacional, oficializado pelo presidente Richard Nixon.
Contudo, existe uma história muito mais antiga que essa. Segundo registros históricos, Elmesu, filho do rei Nabucodonosor da Babilônia, teria feito o primeiro cartão de Dia dos Pais há mais de 4 mil anos, desejando sorte, saúde e longa vida ao seu pai.
Dia dos Pais no Brasil
No Brasil, a comemoração data dos anos 50. Unindo possibilidades comerciais, é claro, com o desejo da comunidade de reforçar laços familiares, o publicitário Sylvio Bhering instituiu no calendário brasileiro o “Dia do Papai”, com uma publicação no jornal O Globo.
A escolha da data do primeiro Dia do Papai foi 16 de agosto, segundo domingo do mês. A iniciativa foi tão bem-vinda, que se tornou um dos feriados mais importantes do país e é, até hoje, celebrado no segundo domingo de agosto.
Emoção nas campanhas de Dia dos Pais
As empresas ao redor do mundo, e suas respectivas agências de publicidade, dão um show de emoção nas campanhas de Dia dos Pais. Já foram feitas inúmeras campanhas memoráveis e que nunca falham em mexer com o nosso coração.
Em 1992, o Itaú Seguros lançou a campanha “Completamente louco”, mostrando como é louco o amor de pai.
A Marisa decidiu ousar em 2015 e fez uma campanha de Dia dos Pais um pouco diferente. Confira!
Ainda em 2015, a emoção toma conta com a campanha “Handle With Care” da Gillette, que mostra a rotina de um filho que se dedica a cuidar do pai.
Incrível como o mesmo tema pode ser abordado de tantas formas e com inegável carinho, não é?
E você, tem alguma campanha de Dia dos Pais inesquecível para compartilhar? Comenta aqui embaixo para a gente se emocionar também.
Feliz Dia dos Pais!