STORYTELLING: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
21.08.2024 - 09:00:00 | 4 minutos de leitura
Saber contar uma boa história é indispensável para quem quer criar conteúdo de qualidade, transmitir suas ideias e se conectar com seu público. Por isso, decidimos falar um pouco sobre o que é, qual a importância e como funciona o storytelling. Fica aqui com a gente até o final para entender!
O que é storytelling?
O título já deu spoiler, mas o storytelling é, basicamente, a habilidade de desenvolver ou adaptar histórias e, é claro, contá-las de forma cativante. Com um enredo bem elaborado, com personagem, ambiente, conflito e uma mensagem, e utilizando de elementos narrativos com o propósito de envolver, engajar, informar e até mesmo persuadir seu público, você pode transformar o conteúdo da sua marca.
Joseph Campbell, autor bastante influente na área do storytelling, muito conhecido por sua teoria da “Jornada do Herói”, mostrou que existe um padrão de estrutura comum em histórias do mundo todo. Esse padrão é replicado por diversos escritores e cineastas para criar grandes histórias. E se existe um padrão, significa que você também pode aplicá-lo no seu conteúdo.
Qual a importância do storytelling?
Vamos pensar em uma história onde o herói precisa salvar a mocinha. Se nessa história o herói só recebeu a missão e foi até a mocinha para salvá-la, que graça tem? E é aí que entra a alma do negócio: o storytelling.
É o storytelling que vai fazer com que as pessoas se apaixonem pelos personagens, fiquem ansiosos para descobrir o desfecho da história e tudo mais. E o mesmo serve para os conteúdos da sua marca, onde você vai ancorar a sua mensagem em uma boa história e convencer o seu público de que o seu serviço ou produto é o melhor para ele.
Sabe, ninguém gosta muito de posts puramente comerciais, pelo menos não mais. E com uma boa estrutura de storytelling, você pode encantar e engajar seu público, trazendo-o para muito mais perto.
Mas afinal, como aplicar o storytelling?
Antes de mais nada, é preciso definir algumas coisas: a mensagem, o ambiente, o personagem e o conflito. Esses são os elementos básicos do storytelling e são bons guias para a estruturação do seu conteúdo.
Na mensagem, é necessário equilibrar a história a ser contada (story) com a forma que irá ser contada (telling). Ou seja, de nada adianta ter uma história meia boca e tentar salvá-la com a forma que é contada, e vice e versa. Textos, vídeos e apresentações que conseguem manter a atenção e o interesse do público do início ao fim, costumam ter um bom equilíbrio entre story e telling.
O ambiente ajuda o público a “embarcar na jornada” e, já que a história precisa acontecer em algum lugar, que seja um lugar com uma boa descrição e que faça sentido com a mensagem.
O personagem é quem nos leva ao longo da jornada e que passa por todas as etapas necessárias para entregar a mensagem ao fim. E para chegar lá, ele precisa superar o conflito, que é o elemento que mais ajuda a manter o interesse na história.
No conflito, precisamos pensar em um obstáculo elaborado, de difícil superação, e que vá gerar uma “transformação” no personagem e por fim, a entrega da mensagem. E é importante ter em mente que um conflito simples demais, vai fazer com que o público perca totalmente o interesse.
E para trazer essa estrutura para o conteúdo da sua marca é simples. Você pode pensar da seguinte forma: se seu principal público é jovem e trabalha, sua dor é passar muitas horas no trânsito, e o aplicativo de navegação da sua marca ajuda a economizar tempo de trânsito, você já tem todos os elementos necessários para pensar na sua história.
personagem: jovem, trabalhador
ambiente: cidade
conflito: perder muito tempo no trânsito
mensagem: seu aplicativo de navegação ajuda a evitar trânsito e perder menos tempo
É um exemplo simples, mas que ajuda muito a entender a lógica por trás do storytelling e começar a praticar a arte de contar histórias.
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personagem: jovem, trabalhador
ambiente: cidade
conflito: perder muito tempo no trânsito
mensagem: seu aplicativo de navegação ajuda a evitar trânsito e perder menos tempo