23/09/2019 _Como ser um bom estrategista de marketing?
Como ser um bom estrategista de marketing?

Este artigo foi planejado sem a menor intenção de formar estrategistas. A ideia inicial é dar dicas para que os interessados possam ter informações mínimas para criar estratégias.Assim como acontece com os criativos, qualquer pessoa pode ser um estrategista, basta desenvolver este dom inato....

Leia mais
19/09/2019 _Como as agências estão lidando com o mercado de influenciadores digitais?
Como as agências estão lidando com o mercado de influenciadores digitais?

Pesquisando informações sobre o tema, encontramos em um artigo da Meio & Mensagem (Influenciadores, a fronteira final da publicidade), escrito por Eduardo Vieira (excelente matéria), a seguinte definição: “Influencer Marketing”, hoje é uma expressão que descreve a maneira pela qu...

Leia mais
21/08/2019 _Chute no saco!
Chute no saco!

Não se trata de nenhuma grosseria da minha parte. Vou contar a história curiosa de uma grande amiga, a qual irei chamar de Dalva (este não é o nome verdadeiro dela).O casamento de Dalva já vinha em crise há algum tempo, mas o que já é ruim pode piorar ainda mais. O marido dela (vou chamá-lo...

Leia mais
15/08/2019 _Ecodesign: como a indústria está fazendo a sua parte?
Ecodesign: como a indústria está fazendo a sua parte?

Uma pesquisa da Nielsen identificou que cerca de 42% dos brasileiros está mudando seus hábitos de consumo para reduzir seu impacto no meio ambiente. Os dados refletem a preocupação gradativa que as pessoas têm tido com o meio ambiente, principalmente em relação aos produtos que consomem. Muit...

Leia mais
22/07/2019 _Qual a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio?
Qual a importância da pesquisa de mercado para o seu negócio?

Em primeiro lugar, vou bater novamente na mesma tecla: pesquisa de mercado em inglês significa market research (market = mercado e research = pesquisa). Porém, alguns tradutores mal preparados ou displicentes traduziram market (mercado em inglês) como marketing. Por causa disso, temos muitas obra...

Leia mais
16/07/2019 _Não é hora de rever seu planejamento de marketing para 2019?
Não é hora de rever seu planejamento de marketing para 2019?

Quando o ano começa, a lista de desejos de uma empresa é parecida com a de muitos clientes: sucesso ilimitado, fortuna e conquistas a perder de vista. Porém, com o passar dos meses,  as metas vão perdendo força e correm o risco de ficar pelo caminho. Como vivemos em  um mundo onde tud...

Leia mais